sexta-feira, 18 de julho de 2014

Teorias: O que esperar de Rickon Stark e Davos Seaworth

Depois de uma semana, bora voltar as teorias de As Crônicas de Gelo e Fogo, falando agora sobre Rickon Stark e Sir Davos Seaworth, que nos últimos livros vimos que terão seus destinos encontrados devido ao desenrolar do jogo dos tronos, e que promete ser uma narrativa muito empolgante.

Davos Seaworth e Rickon Stark

Davos a principio para mim era um personagem extremamente chato, seus POVs não eram empolgantes, mas em A Fúria vimos a narrativa dele ser tornar bem empolgante e passou a ser muito legal de ler, mesmo girando em torno de Stannis que não é tão empolgante assim rs, o que dava a impressão de que ele também seria desinteressante de acompanhar.

Mas, como se trata de tio Martin, após acompanhar toda a hístória, hoje Davos é um dos personagens que mais empolgam quando o nome está encabeçando o início de um novo capítulo.
Resumindo a situação do Mão de Stannis, ele se encontra em Porto Branco, prisioneiro de Lorde Manderly na Toca do Lobo. Tudo levou a crer que o Cavaleiro das Cebolas morreu decapitado, para atender aos pedidos do Trono de Ferro a quem Manderly é juramentado.
Acontece que tudo não passou de uma farsa, e Manderly apoiará Stannis se o pretenso Rei livrar Winterfell dos Boltons e devolver o cargo de o Protetor do Norte para alguém melhor qualificado e se Davos cumprir uma tarefa para o senhor de Porto Branco.
O Paradeiro de Rickon 
Davos se surpreende com a notícia de que Bran e Rickon estão vivos e se assustou ao saber o paradeiro do caçula Stark.
Por meio segundo, Davos considerou pedir para Wyman Manderly o mandasse de volta a Toca do Lobo. A Dança dos Dragões – capitulo 29, Davos IV.
O lugar precisaria ser potencialmente assustador para que um contrabandista se assustasse dessa forma, preferindo, ainda que momentaneamente, voltar para sua condição de prisioneiro.

Esse lugar provavelmente deve ser perigoso e selvagem, tendo em vista que Osha está levando Rickon para lá. Há menções de que quando Rickon e Osha se separaram de Bran, Hodor e os irmãos Reed ele foram em direção ao litoral.
E para finalizar, a última frase do capitulo de Davos é:
Na Toca do Lobo até os prisioneiros comiam mingau pela manhã. Mas havia outros lugares nesse mundo onde os homens eram conhecidos por quebrar o jejum com carne humana. A Dança dos Dragões – capitulo 29, Davos IV.
Aqui Martin nos deixa a pista de para onde Rickon, Osha e Cão Felpudo foram.
Homens que quebram o jejum com carne humana? 
Skagos é uma grande ilha na foz da Baía das Focas. Em teoria, a ilha faz parte do Norte, e é vassala de Winterfell. Entretanto, a ilha possui muito pouco contato com o continente, e, na prática, seu povo governa a si mesmo. 

Sendo assim, aonde mais eles poderiam estar? Após essa descrição acima da pra entender o receio de Davos não?




A passagem onde comprova que Skagos é uma ilha habitada por selvagens canibais são encontradas tanto em O Festim dos Corvos
Em algumas canções se dizia que os skagosis eram canibais. Ao que parecia, seus guerreiros devoravam o coração e o fígado daqueles a quem matavam. Em tempos passados, os skagosis navegaram até a ilha de Skane, cercando-a; se apoderaram de todas as mulheres, mataram todos os homens e os comeram em uma praia, num banquete que se prolongou durante quinze dias. Desde então, Skane seguia desabitada. O Festim dos Corvos – Capítulo 15, Samwell II
… quanto em A Dança dos Dragões 
Céus negros, ventos amargos e chuvas cortantes tinham-nos perseguido ao longo de toda a costa. As galés Oledo e Filho da Velha Mãe tinham sido atiradas contra os rochedos de Skagos, a ilha de unicórnios e canibaisA Dança dos Dragões – Capítulo 9, Davos I
Assim, Davos deverá atravessar o Mar Tremente em um período onde o inverno começa a se tornar feroz e implacável, para buscar o garoto Stark. 


Rickon poderia vir a se tornar Senhor do Norte?
Rickon terá uma grande importância no desfecho do Norte pelo menos é o que parece, ainda que sua pouca idade possa desagradar muitos.
Pense nesta hipótese para os próximos livros. Em um futuro Rickon Stark sendo o Protetor do Norte (Não um rei do Norte, mas sim um Protetor como era seu pai Eddard). Quem melhor que um Stark para defender o Norte?
Bran está fadado a ser um vidente verde. (no próximo post quem sabe abordo sobre o futuro de Bran), e com Jon Snow liderando a muralha, e Robb morto, não vejo ninguém para ficar em Winterfell a não ser Rickon. (Talvez Sansa?)
O que esperar de Rickon Stark?
Acredito que Martin nos mostrará um Rickon ainda mais selvagem.  Ele e Cão Felpudo já eram de uma natureza mais selvagem, aliado ao fato de estarem com Osha e em contato com os canibais skagosis.
Em Fúria dos Reis, Martin já mostrava indícios do comportamento de Rickon e de seu lobo gigante.
Rickon desenvolveu um temperamento desobediente e violento, pois com seu pai morto, sua mãe e seu irmão mais velho partindo para a guerra, o garoto acabou tendo que se virar sozinho.
Rickon estava à direita, com o cabelo ruivo, parecendo um esfregão felpudo tão comprido que roçava sua capa de arminho. Recusara-se a deixar que alguém o cortasse desde que a mãe tinha partido. A última moça que tentou, tinha recebido uma dentada em troca dos seus esforços. A Fúria dos Reis – Capítulo 16, Bran II pág. 212.
A ansiedade e o medo sentido por Rickon, tendo em vista a mudança brusca em sua rotina (morte de seu pai, partida do irmão, da mãe e das irmãs) acabou refletindo em seu lobo gigante. Tanto é que Cão Felpudo se mostra ser o lobo mais selvagens dentre todos, chegando até a ser trancafiado por ter atacado pessoas em Winterfell.

Até Bran fala sobre a selvageria de Cão Felpudo.
- Mas isso foi o Cão Felpudo – o grande lobo negro de Rickon era tão selvagem que às vezes assustava até Bran. – Verão nunca mordeu ninguém.  A Fúria dos Reis – Capítulo 4, Bran I pagina 53.
Sor Rodrik tinha confinado os lobos no bosque sagrado depois de Cão Felpudo ter mordido o pequeno Walder. A Fúria dos Reis – Capítulo 4, Bran I pagina 51.
Houve até um momento onde ambos, menino e lobo, compartilharam a mesma emoção, no momento onde Ludwig diz que morrerá.
- Não pode Rickon quase gritou, zangado. – Não, não pode – ao seu lado, Cão Felpudo mostrou os dentes e rosnou. A Fúria dos Reis – Capítulo 69, Bran VII pág. 622.
Um garoto selvagem protegido por selvagens?
Assim, levando em consideração os indícios que G. R. R. Martin deixou pelo caminho, Rickon provavelmente será retratado com uma grande selvageria. Osha com certeza deve ter passado para ele o conhecimento Pra-lá-da-Muralha que tem, e quem sabe o que o garoto aprendeu com os canibais de Skagos.
Divagando, será que Rickon quebrou a lei natural dos troca-peles? Será que, assim como Varamyr, o pequeno Stark experimentou carne humana na pele de seu lobo? Teríamos então mais uma abominação?
O garoto voltaria de bom grado com Davos? Estaria como refém dos skagosis ou estaria sendo cuidado por esse povo?
Acredito que Rickon tenha sido bem recebido pelos canibais, uma vez que tudo indica que eram, há muito tempo atrás, vassalos de Winterfell.
Os skagosis não teriam motivos para duvidar da linhagem de Rickon, pois o herdeiro de Winterfell tem um estandarte vivo (cão Felpudo) para comprovar sua origem.
De qualquer forma, o que mais me intriga é como Davos se portará frente a um menino selvagem, com sua companheira selvagem e seu lobo gigante. Tendo em vista a natureza e o caráter de Davos, podemos esperar ótimos POVS envolvendo os dois personagens.
Essa séria uma cena legal se um dia começasse assim o POV.
Davos luta contra o frio excruciante e a neve incessante. A sua frente duas figuras emergem de pinheiros acinzentados. Um garoto com cabelos compridos e revoltos, um olhar frio e cinza, acompanhado de um lobo gigante negro de olhos verdes. Um rosnado cortando o ar frio da ilha de Skagos, e Davos, incrédulo, não consegue distinguir quais das duas criaturas rosnou. Menino ou o lobo? Ou pior…talvez os dois. 

E sério, o Cão Felpudo é tão foda que dá até medo, quero só ver o que Martin reserva para eles rs.








Nenhum comentário:

Postar um comentário